As consequências do coronavírus Covid-19 no meio digital

A relação do Marketing Digital com o Coronavírus (Covid-19)

A realidade é que o Covid-19 Coronavírus é um problema mundial e está afectar todos os negócios físicos e digitais. Algumas organizações físicas pararam a sua produção por completo enquanto outras produzem massivamente produtos de 1ª necessidade.

Veja aqui dados confirmados sobre a doença no mundo.

As agências de marketing digital tiveram que se adaptar a este novo paradigma, as pesquisas e hábitos dos utilizadores mudaram por completo. Algumas dicas são importantes para que uma empresa tenha um bom posicionamento online durante esse momento difícil.

Não explore a situação a seu favor

A primeira coisa que vemos são empresas a tentar explorar o medo das pessoas, com aumentos de preços em bens essenciais descabidos como as máscaras de protecção.

Agarrar em produtos deste tipo não faz de nós empreendedores ou marketeers.

Mostre empatia

É hora de relevar que a empresa tem um lado humano e que se solidariza com a situação difícil que muitas pessoas estão passando. Mostre empatia com os clientes e ofereça formas de ajudá-lo nesse momento.

Reforce os padrões de qualidade

Seguir as normas de qualidade e de segurança são requisitos básicos. No entanto, em sua comunicação, é importante mostrar que a empresa está preocupada em garantir a máxima segurança do cliente e dos funcionários.

Mostre quais regras foram implementadas, como o dia-a-dia da empresa se transformou e os bastidores da empresa dessas novas regras. Dessa forma, será possível aproximar o seu cliente da sua empresa.

Crie uma estratégia

O coronavírus vai passar em algum momento, portanto crie uma estratégia para comunicar durante a fase da pandemia e depois que o negócio voltar a funcionar a 100%. Pense em estratégias para atrair os clientes de volta, como descontos, vales e amostras grátis do produto ou serviço.

A internet mudou com o coronavírus

O tráfego orgânico está baixo na maioria dos sectores e as conversões caíram drasticamente

As empresas de entregas e aplicações de conferências web são as que mais tráfego têm. Os canais de informação têm bastante tráfego aproveitando-se da situação para mudar esquemas de SEO e subirem no ranking de pesquisas, sendo que muitos destes agentes de informação disponibilizam muito conteúdo pago.

As pesquisas mudaram drasticamente de direcção e as empresas de marketing digital viram-se obrigadas muitas delas a pausar campanhas de clientes, contas de Google Ads ou outras plataformas de publicidade digital.

Black Hat e coronavírus Covid-19

Abriram-se mais portas ao black hat e, por agora, vão existir mais campanhas online de “Extorsão”, ou seja campanhas que prometem oferecer prémios, campanhas que usam o nome do vírus para adquirir tráfego para fins maliciosos, campanhas pornográficas e o mais grave, campanhas de subscrição de aplicações de jogos para crianças. Cuidado ao usar a rede móvel bem como a colocação do seu número de telefone. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *