Como escolher uma agência de Marketing Digital?

ideias e motivação em campanhas de marketing digital

INTRODUÇÃO

Hoje em dia as agências e empresas de marketing ou agências de Marketing Digital são como os cogumelos, estão por toda a parte. Escolher uma agência adequada pode ser uma tarefa altamente difícil e comprometedora.
Há uma infinidade de agências qualificadas prometendo ser as melhores em todos os serviços que prestam.

“O marketing digital numa definição breve – descobrir onde está o público-alvo, concentrar a sua atenção e, em seguida, criar conteúdo nesse local.

Antigamente, a atenção das pessoas estava concentrada em rádios, jornais, tv e outros meios de comunicação offline. Portanto, bastava exibir anúncios nessas plataformas se quisesse aparecer ao público certo.

Mas agora é mais complicado. A atenção das pessoas está dividida numa variedade enorme de plataformas.”

 

A problemática

Todos os dias surgem novas táticas e estratégias de marketing digital. Pode ser difícil para os empresários ocupados acompanhar as últimas tendências, descobrir as melhores maneiras de usar as plataformas e tornar-se um mestre em todas as áreas do marketing digital da noite para o dia.

É aí que a contratação de uma agência pode ajudar sua empresa.

A contratação de uma equipa de especialistas para gerenciar os aspectos mais técnicos da sua estratégia de marketing permite que você se concentre em outras áreas da sua empresa, em vez de passar semanas ou meses tentando encontrar a pessoa certa para contratar e treinar. 

Como escolher uma agência de marketing digital?

Antes de começar a procurar uma Agência de Marketing Digital, verifique se tem algumas coisas prontas:

  • Um orçamento definido para marketing
  • O tipo de resultado que espera obter
  • Objetivos claros para tudo o que deseja alcançar (KPIs definidos)
  • Que tipo de projeto que está procurando

Depois de definir tudo isto, pode começar a procurar uma agência para si e para a sua empresa.

Serviço completo ou especializado?

Em primeiro lugar, tudo depende do motivo da obtenção de uma agência. É para lidar com todos os serviços digitais ou para uma actividade específica, como redes sociais, marketing de motores de busca, etc.

Se for para todos os serviços digitais, uma agência com serviços completos seria mais benéfica, Ou não.

Muitas das vezes uma agência de marketing digital completa fica mais em conta, mas os seus serviços ficam longe das expectativas.
Uma agência completa deve possuir um elevado nível de gestão interna para alinhar todas as estratégias digitais, sendo que deve ser especializada em cada uma dessas estratégias e são muitas.
Por norma as agências “completas” trabalham com agências especializadas (agências mais pequenas) em cada uma das estratégias de marketing digital, agrupando todo o know how, com objectivo de elaborar a solução final ao cliente, ou seja muitas das vezes estas “agências completas” são apenas um agregador de freelancers ou pequenas agências.

 

Onde procurar?

Idealmente, o melhor lugar para procurar é no Google – sendo agências digitais. As agências com serviço completo podem ser encontradas procurando ‘agências digitais’ ou ‘agências de marketing digital’.

Nos resultados da pesquisa (SERPs), pode descobrir mais sobre cada agência com recurso às redes sociais e directórios.

Utilize o Google Business para ver as reviews das agências, e use organizações como a https://clutch.co/ que fornecem recomendações de qual agência escolher dependendo do serviço que procura.

O que esperar?

Quando está num setor que tem uma baixa barreira à entrada, inevitavelmente terá que lidar com pessoas que afirmam saber o que estão a fazer, mas na verdade não fazem ideia do que são estratégias digitais.

O marketing é uma dessas indústrias.

Existem muitas agências de marketing que prometem o mundo aos clientes apenas para fechar o negócio, mas falta à equipa e as habilidades necessárias para entregar os resultados esperados. Nos piores casos, essas agências continuam a cobrar dinheiro todos os meses e dizem que levará muito tempo para ver os resultados do tráfego orgânico, mesmo sabendo que as suas acções nunca produzirão resultados duradouros.

As agências também não devem garantir resultados de última geração, porque há muitos factores envolvidos e específicos de cada empresa que podem resultar num ROI diferente.

Filtre as agências fraudulentas ou de baixa qualidade, pedindo-lhes o seu “molho secreto”. O que as torna diferentes? Qual é a estratégia delas para obter resultados? Peça um orçamento ou uma opinião, se tiverem consultoria peça-lhes um pouco do seu tempo para que possa entender o que realmente se pode esperar da agência.

O preço?

Pode filtrar facilmente agências de baixa qualidade através do preço. Muitas empresas querem economizar dinheiro, então o preço geralmente é a primeira coisa que perguntam. No entanto, se encontrar uma agência que cobra preços baixos, é provável que eles também apresentem resultados de baixa qualidade, resultados manipulados ou resultados de black-hat.

Pense na perspectiva deles: se uma agência tem um preço baixo demais, como é que ela tem margens nos seus serviços? São menos propensas a trabalhar numa estratégia contínua para o seu negócio, porque não há muito incentivo. As agências que cobram preços mais altos tendem a tratar seus clientes como parceiros, porque sabem que se aumentarem as vendas e a notoriedade dos clientes, elas ganharão ainda mais.

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