CTR: como aumentar a taxa de cliques nas campanhas de marketing digital

Mais cliques, mais sucesso nas campanhas

CTR (Click Through Rate) significa taxa de cliques. É a porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio após visualizá-lo. É uma das principais métricas para medir o desempenho dos anúncios realizados nas campanhas online, tanto para Google Ads quanto para os Social Ads nas redes sociais.

Aumentar o CTR é aumentar o número de visitas à sua página e melhorar suas vendas
Foto: pikisuperstar – Freepik

Um CTR alto quer dizer que o anúncio é útil para o público-alvo e oferece ao usuário o que ele busca. Por isso, muitas pessoas clicaram nele. Já um CTR baixo diz que o anúncio não foi relevante para os usuários. 

Ou seja, o CTR vai mostrar se sua campanha está sendo eficaz e o que deve ser otimizado. Além disso, revela quais peças, quais call-to-actions, quais fotos e quais ofertas são mais bem recebidos pelo público.

O CTR também vai impactar em outra métrica: o custo por clique (CPC). Quanto mais cliques, menor o custo por cada clique.

É importante lembrar que o CTR deve ser utilizado como métrica principal para anúncios que têm como objetivo converter. Em uma campanha que, por exemplo, tem como foco visualizações de anúncio, outras métricas como o número de impressões serão mais valiosas.

Como calcular o CTR?

O cálculo do CTR é feito a partir do número de cliques em um anúncio e o número de visualizações e segue a seguinte fórmula:

CTR = número de cliques / número de visualizações x 100.

Essa conta vai mostrar um resultado em porcentagem, que é a taxa de cliques.

Por exemplo, se o anúncio tem 100 cliques e 10 mil impressões (visualizações), o CTR será de 1%.

Qual porcentagem de CTR é considerada boa? 

Para os Adwords, ter um CTR elevado vai permitir também que ele esteja bem posicionado, pois ele influencia outra métrica: a Quality Score ou Índice de Qualidade (IQ)

O IQ classifica os anúncios de 0 a 10. Quanto mais elevado for o CTR, melhor será a Quality Score. Dessa forma, mais pessoas verão o anúncio e o CPC (Custo Por Clique) pode diminuir.

O valor ideal do CTR varia para cada nicho. É consenso que o CTR na Rede de Pesquisa abaixo de 1% é considerado ruim e acima de 3% já começa a ser satisfatório. Não existe um valor certo e, quanto mais alto, melhor. Por isso, um ótimo CTR na Rede de Pesquisa está acima dos 10%. Já na Rede Display do AdWords, um CTR entre 0,5% e 1% é considerado bom.

Como escolher uma agência de marketing digital?

Como aumentar o CTR?

Se seu anúncio não está a converter, algumas mudanças podem fazer a diferença na hora de atrair o cliente a clicar nele. Por isso, aqui vão algumas dicas para aumentar a sua taxa de cliques.

1. Tenha uma estratégia definida

Definir uma estratégia eficiente é um passo muito importante, pois ela vai facilitar um bom posicionamento do anúncio e vai te ajudar a tomar decisões e obter melhores resultados.

2. Melhore seu CTA (call to action)

CTA ou call to action quer dizer chamada para ação. Ou seja, ela é a frase que vai definir para o usuário o que ele deve fazer diante daquele anúncio. Diga exatamente ao usuário o que ele deve fazer, mas seja criativo e não use o “Clique Aqui”.

Frases como “Inscreva-se”; “Garanta sua vaga”; “Faça sua reserva”; “Ligue Já” são alguns exemplos de CTAs.

Quando o usuário clica, ele precisa ser direcionado para a página onde vai concluir a ação ou deixará o site, o que pode fazer a sua taxa de rejeição aumentar (a taxa de rejeição é uma métrica de qualidade do site, que mede o quanto cada usuário continua a navegar nele).

3. Escreva títulos que chamem a atenção

Um bom título e boas descrições podem gerar muitas conversões. Para criar um bom texto, é preciso ter criatividade e um pouco de conhecimento técnico.

Algumas dicas são: use números para chamar a atenção; entregue uma solução rápida que faça o usuário ter vontade de clicar no seu anúncio; escolha e use uma palavra-chave relevante para seu público; e use adjetivos para tornar o texto mais leve e se diferenciar dos concorrentes.

4. Crie uma landing page alinhada com o teu objetivo

A Landing Page onde o usuário chega após clicar no seu anúncio deve ser formulada para o que você quer que o público faça. Por exemplo: a ideia é que ele preencha um formulário? Ele deve estar, então, logo no início da página. Se você quer que ele te ligue, então é preciso ter um botão de ligação direta.

5. Use uma URL que tem a ver com a palavra-chave

Muitos usuários dão atenção para o site que estão sendo direcionados e preocupam-se se ele é seguro e se tem a ver com a palavra-chave pesquisada. Lembre-se de de usar uma URL que tenha a ver com a pesquisa do usuário.

6. Use as palavras-chave certas

É  necessário  haver uma relação entre os anúncio de texto, as keywords utilizadas e o texto da landing page. Só assim garantimos um anúncio com um bom índice de qualidade e a possibilidade de alcançar um melhor CTR.

7. Explore o senso de urgência e os gatilhos mentais

Oferecer descontos por tempo limitado, anunciar ofertas que estão a acabar ou ofertar algo imperdível podem transformar visitantes em leads e aumentar seu CTR. Oferecer um orçamento grátis, desconto só até amanhã ou um produto grátis só hoje são algumas das estratégias que podem ser usadas.

8. Aposte nas datas sazonais

Datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais podem gerar mais cliques nos seus anúncios. Mas não se esqueça de focar nas datas que importam para o seu segmento de negócio.

9. Faça a segmentação certa

Se os anúncios não forem exibidos para o público-alvo certo, eles não vão receber cliques. Será necessário, portanto, revisar as palavras-chave e outros critérios de segmentação mais específicos para criar campanhas mais assertivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *