Com a crescente popularização das redes sociais, as empresas/organizações têm enfrentado o desafio de se relacionar com os clientes. Atualmente, todas as marcas possuem (ou deviriam possuir) perfis em redes sociais, mas é importante salientar que cada empresa deve avaliar cuidadosamente quais são as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, a melhor comunicação a ser feita nas publicações e interações, o público a ser atingido e as estratégias mais eficazes a serem implementadas
O crescimento das redes sociais tem transformado o modo como as pessoas lidam com a sociedade, estima-se em Portugal existem 8,5 milhões de utilizadores ativos nas redes sociais. Obviamente, as empresas têm de estar presentes onde estão as pessoas!
As redes sociais transformaram-se na maior influência de compra do consumidor. Além disso, não só mudaram a forma de se relacionar como ainda determinam o que as pessoas consomem e compram. Desta forma, são os conteúdos e as informações disponíveis nas páginas online que vão determinar a compra do cliente.
Só ter páginas em redes sociais não é suficiente para atingir todos os resultados que este mercado possibilita. As redes sociais são a forma mais inteligente de transformar a sua empresa/organização. Assim, algumas das ações mais comuns que geram compra são: ser recetivo, oferecer promoções, promover conteúdo (O consumidor procurará quem lhe resolva os seus “problemas”, seja na compra de bens ou serviços), partilhar imagens interessantes e com algum sentido de humor.

A gestão de redes é muito mais do que fazer publicações nas suas páginas, são ações pensadas e calculadas para otimizar o uso de todos os canais online. Empresas e Organizações que seguem um calendário estruturado e definido apresentam um maior número de visitas (2,8x) em comparação com aquelas que não fazem planeamento.