Landing Page: o que é e como criar uma

Landing Page é uma página que tem como foco principal a geração de leads e a realização da conversão. Têm poucos elementos, são focadas em um CTA principal e levam o visitante a realizar uma ação específica.

Fonte da imagem: Freepik

Sua página pode atrair muitas visitas, mas para conseguir aumentar as vendas é importante estar em contato direto com seus potenciais clientes. É neste ponto da sua estratégia de marketing e vendas que entram as Landing Pages.

Elas são usadas, geralmente, para oferecer algo em troca das informações do visitante, como por exemplo o download de um ebook ou de uma planilha, um desconto especial, a assinatura de uma newsletter, a inscrição em um curso online ou um webinar, entre outros. Em troca, o potencial cliente vai fornecer seus dados de contato e outras informações.

Em outras palavras, é possível educar aquele visitante sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa e iniciar um relacionamento com alguém que tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa.

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Landing Page ou Homepage?

Lembre-se: Landing Page não é a mesma coisa que homepage!

A homepage é a página que o usuário encontra ao acessar seu site. Ela possivelmente vai ter um menu e vai conter informações como o que a empresa faz e o contato.

Já a Landing Page tem um objetivo muito específico, focado na geração de leads e na conversão, embora também possa ser utilizada para informar sobre algum assunto ou produto.

Dicas para criar Landing Pages que convertem

  • Não coloque elementos demais em sua Landing Page. Itens como menu ou excesso de texto vão distrair o visitante do objetivo da página.
  • Ofereça algo que tem um valor para o seu cliente. De nada vale compartilhar com ele um conteúdo que pode ser encontrado em qualquer lugar.
  • Faça um título que causa impacto visual e chama a atenção do seu potencial cliente. Tem que ser uma promessa que ele não possa resistir e que esteja alinhada com a sua oferta.
  • Use sempre uma imagem de impacto para que o potencial cliente tenha uma amostra do seu conteúdo, que ilustre o produto ou que apenas componha o visual da página.
  • Foque em apenas um CTA principal para garantir a conversão, por exemplo “Baixe agora”; “Acesse o conteúdo”; “Agende sua consultoria”, entre outros.
  • O formulário deve pedir, pelo menos, o nome e o e-mail do visitante. Outras informações devem ter a ver com as características que tornam uma pessoa um potencial cliente. Cuidado para não exagerar nos dados e afastar os leads.
  • Use sempre design responsivo! Atualmente, a principal forma de acesso à internet é através dos smartphones.

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Testes A/B

Para aumentar a conversão das Landing Pages, você deve realizar os testes A/B. Para conseguir isso, é preciso escolher um elemento (texto do CTA, cor do CTA, imagem de fundo, título, etc) e colocar o teste no ar, observando qual tem melhor performance.

Dessa forma, será possível entender o que funciona melhor com o seu público e qual daquelas opções gerou mais conversões para o seu material. 

Esses testes podem ser executados através de ferramentas de automação, que você confere a seguir.

5 ferramentas para criar Landing Pages

  1. Unbounce

Um construtor de Landing Pages simples que funciona por arrasta e solta. Tem algumas vantagens: em primeiro lugar, permite a construção de pages com design responsivo para uma resposta melhor no mobile. Em segundo lugar, é possível tanto usar as opções de design da plataforma quanto criar um layout do zero. Por fim, é também uma ótima plataforma de testes A/B.

  1. Instapage

É um software simples para criação e otimização de landing pages, bastante intuitivo e funciona com o recurso arrastar e soltar. Tem mais de 100 modelos disponíveis de layout para diferentes objetivos. Ademais, o serviço também oferece ao usuário o acesso a um banco de imagens com fotos e vetores para ser usada na página.

  1. Ion Interactive

É uma ferramenta que permite criar experiências interativas e conteúdos com alto nível de engajamento. Além disso, tem vários templates e permite criar variações de uma mesma Landing Page para países e necessidades diferentes.

  1. RD Station

O RD Station é uma ferramenta fácil, em português e ideal para empresas pequenas e médias. É também uma ferramenta que permite integração entre os times de marketing e de vendas e, por fim, é mais barata que outras do mercado.

  1. Hubspot

É um dos sistemas de automação mais utilizados no mundo. Permite integração com outras ferramentas e faz a gestão de contatos quando são passados para a equipe de vendas. É, aliás, um grande aliado na análise dos resultados, pois oferece uma enorme variedade de dados sobre o histórico dos leads gerados.

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