Influenciadores

O que são influenciadores? Por que estão em voga?

Influenciadores

Os influenciadores são aqueles que têm o poder de afetar as decisões de compra de outras pessoas por causa de sua autoridade, sua posição, seu conhecimento ou seu relacionamento com seu público.

São também aqueles que têm seguidores de um determinado nicho com o qual se envolve de forma ativa.

É importante perceber que os influenciadores são mais uma forma de comunicação digital que deve ser considerada no planeamento de comunicação das marcas, portanto, para alcançarem os seus objetivos de marketing. Contudo, só devem ser considerados numa estratégia de comunicação caso faça sentido para o alcance dos objetivos de marketing.

Tipos de influenciadores

Os influenciadores encaixam-se nas seguintes categorias:

  • Celebridades (Celebrities – 1M+)
  • Especialistas da indústria e líderes de opinião
  • Blogueiros e criadores de conteúdo
  • Micro-influencers (de 1K-100K)

*A última categoria tem se tornado importante na estratégia de comunicação das marcas.

A nível de dimensão de seguidores, dividem-se pelos seguintes tipos:

  • Celebrities » 1M+
  • Macro-Influencers » 500K-1M
  • Middle-Influencers » 100K-500K
  • Micro-Influencers » 1K-100K

A maior parte do marketing de influência de hoje ocorre em plataformas de social media, meio dominado por micro-influencers e blogs. Especialistas da indústria e líderes de opinião, como jornalistas, também podem ser considerados influenciadores e ocupam uma posição importante para as marcas. Por fim, temos então as celebridades.

Os primeiros influenciadores que surgiram foram as celebridades, mas hoje a sua capacidade de influência está a diminuir, embora ainda tenham um papel importante a desempenhar.

Os bloguers e influenciadores criam conteúdos através das suas plataformas digitais (predominantemente constituídos por micro-bloguers e micro-influenciadores). Dessa forma, quando se fala de influência, os micro-influencers desempenham um papel cada vez mais relevante por conseguirem criar relações mais autênticas e ativas com seus seguidores (fãs). As marcas, hoje, conseguem perceber a sua eficácia e utilizam muito os micro-influencers nas suas estratégias de comunicação. Muitas delas, por exemplo, acabam mesmo por direcionar até 20% de seu orçamento de marketing em marketing de influência.

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