TikTok: Tudo o que precisa de saber sobre a rede social do momento

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Foi lançado em 2016, com a missão de inspirar a criatividade e trazer alegria. É hoje a aplicação do momento e no ano passado chegou ultrapassar o Instagram e Facebook em downloads com quase 60 milhões de instalações.

Neste post, em primeiro lugar, vamos tentar desmistificar esta aplicação e, em segundo, vamos explicar se a sua marca deve criar uma conta e como pode aproveitá-la para sua promoção.

O que é o TikTok?

O TikTok, foi criado por uma empresa de tecnologia chinesa chamada ByteDance e é uma aplicação de social media que permite gravar, editar e compartilhar vídeos curtos de 15 ou 60 segundos com sobreposições musicais, efeitos sonoros e efeitos visuais.

Que tipo de conteúdo pode criar no TikTok?

O TikTok simplificou a criação e partilha de vídeos devido ao seu formato curto. Na app, a sua criação e exibição são rápidas e não exigem muito tempo na sua produção. Por isso, tudo o que os utilizadores precisam de fazer é gravar qualquer coisa do seu dia, editar com a inserção de alguns efeitos ou não e publicar o vídeo instantaneamente.

Com um posicionamento divertido, estes são alguns dos posts mais comuns da aplicação:

Vídeos de música ou montagens

Neste tipo de publicações são criados pequenos videoclipes onde as pessoas tentam sincronizar-se com a música. Neste exemplo é possível ver um grupo de pessoas a sincronizar uma dança com a música.

@nadineconacher

##fyp

♬ Nanana Remix – tiafuentes212

Vídeos cómicos

A maioria dos post do TikTok tem como principal objetivo gerar algumas risadas. Aqui temos um bom exemplo de um “excelente” cantor a assustar pessoas nas escadas rolantes.

@javierr

Didn’t mean to scare them like that 😅🤣

♬ Hips Don’t Lie – soymiguelgon

Vídeos com filtros

Nos vídeos do TikTok é possível adicionar efeitos especiais. Neste exemplo temos os criadores a utilizarem um filtro de rosto.

@numeiro

♬ som original – numeiro

Vídeos de duetos

Através da opção duets, é possível responder a um post musical gravando o próprio vídeo na mesma música. O vídeo será exibido lado a lado com o post original. Este é um bom exemplo de dueto no vídeo.

@sarahmagusara

##duet with @christion.drew should I start doing more duets! If so with who???

♬ Put It Down remix by ur fav couple – wowbrey

Vídeos do desafio

No TikTok existem muitos vídeos de desafios. São vídeos que por norma o incentivam a fazer algo estranho. Neste exemplo é possível ver um dos desafios mais populares do TikTok #handemojichallenge.

@markanastasio

Took me a while to get the last one 🖖

♬ Lalala – İlkan Gunuc Remix – danilla_carvalho

Quais são as funcionalidades do TikTok?

O uso desta App vai muito além dos tipos de conteúdo que mencionei em cima e é muito mais do que assistir e criar vídeos. Esta aplicação também permite a interacção entre outros utilizadores do TikTok. Além disso, é possível seguir outras contas, deixar corações, comentários ou partilhar os vídeos de que gostamos.

Esta aplicação também permite segmentar os vídeos através de hashtags. E assim, como no Instagram, é possível encontrar diferentes temas com os termos inseridos após o “#”.

Como não podia deixar de ser o TikTok, à semelhança das outras redes sociais, também tem um espaço para as mensagens diretas.

Por exemplo, em explorar, é possível procurar hashtags, palavras-chave, utilizadores, vídeos e efeitos sonoros. 

No perfil de um utilizador do TikTok conseguimos ver o número de contas que segue, o número de seguidores e o total geral do número de corações que este utilizador já recebeu bem como a sua descrição.

Para adicionar amigos basta pesquisar o nome do utilizador ou usar o TikCode exclusivo desse amigo.

Para ver os vídeos basta abrir a App e os vídeos começam a ser reproduzidos automaticamente um a um. Dessa forma, rapidamente vai perceber que é muito fácil passar horas dentro desta aplicação a assistir a uma infinidade de vídeos divertidos, engraçados e altamente viciantes.

As marcas e o TikTok?

Graças à sua popularidade e ao seu tipo de conteúdo que tem como foco principal o vídeo, o TikTok oferece às marcas uma variedade de oportunidades exclusivas de marketing e reconhecimento de marca, embora numa primeira análise esta aplicação possa parecer apenas um depósito de publicações desassociadas umas das outras.

Para ter sucesso no TikTok, as marcas têm de pensar numa estratégia criativa. Por exemplo, as Nações Unidas destacaram-se nesta App quando lançaram um desafio de dança para disseminar a conscientização sobre assuntos, como o aquecimento global e fome no mundo, com o desafio #danceforchange da ONU.

@nicetomizuu

Let‘s get it! – ##foryou ##danceforchange ##tiktok_deutschland ##dance ##love ##music @tiktok_deutschland

♬ Freedom – Mr. Eazi, Guiltybeatz, J.Derobie

Outra organização que conseguiu criar grande destaque foi a Guess. A marca incentivou utilizadores do TikTok a filmar um vídeo enquanto usavam uma nova linha de calças da Guess, com o desafio #inMyDenimChallenge.

Os desafios de hashtag de marca parecem ser a abordagem mais popular de comunicação no TikTok, mas existem outras formas de comunicar uma marca nesta aplicação.

Ads e influencers

Através do TikTok Ads é possível criar anúncios pagos, estes anúncios têm entre 5 a 15 segundos. São, essencialmente, vídeos TikTok promovidos que aparecem no feed do utilizador e podem direcioná-lo para clicar numa página interna ou externa. Por isso, os utilizadores podem ainda partilhar, gostar, comentar e clicar no anúncio pago.

As marcas também estão a aproveitar esta rede social para colaborar com influenciadores e celebridades que ajudam as marcas criar conteúdo promocional específico.

Além disso, a marca pode ainda criar os seus próprios filtros e a sua própria música e convidar influenciadores a promoverem o seu desafio. Pode ver aqui um exemplo da marca de bolachas Oreo:

@glitterandlazers

##ad My favorite way to make decisions… @oreo Original is the best! ##whatsyourstuf

♬ What’s Your Stuf? (Original) – OREO Official

Alguns destes exemplos que mencionei são de grandes marcas, mas estes exemplos podem ser muito úteis para pequenas empresas e servir como forma de inspiração que podem até mesmo ser utilizadas noutras plataformas, como o Instagram.

Devo desenvolver uma estratégia de TikTok para a minha marca?

Os números desta aplicação não deixam ninguém indiferente e é claro que as marcas, já vêm o TikTok como uma oportunidade para gerar mais conexão com o seu público, mas antes da sua marca decidir criar uma conta nesta rede social deve lembrar-se que esta App tem um público-alvo muito bem segmentado— 41% dos seus utilizadores têm entre os 16 e 24 anos, é um publico muito jovem e na sua grande maioria adolescente.

A faixa etária não é o único fator que deve ter em conta, até porque, com o passar do tempo e devido a popularidade da App, o TikTok vai começar a ser usado por um público mais velho e o próprio tipo de conteúdo que é publicado pode sofrer alterações.

Outro dos aspetos que deve ser analisado pela marca é se o perfil da App faz fet com o perfil da sua marca. O TikTok é uma aplicação divertida com um perfil muito jovem, por isso se a sua marca tiver um perfil mais formal, conservador e um público mais velho, comunicar nesta plataforma pode não trazer os resultados desejados pela marca.

Contudo e como todas as estratégias de comunicação, o uso desta App deve ser pensado e adaptado á realidade da sua marca para conseguir conquistar o sue público no TikTok.

O TikTok no futuro?

Como teve a oportunidade de perceber com este artigo, a popularidade do TikTok é surpreendente, mas nada nos garante que esta aplicação atingirá o sucesso do Instagram ou do YouTube. Para que a aplicação mantenha o seu nível de crescimento, vai precisar de inovar e encontrar novas maneiras de se envolver com os seus utilizadores.

Caso tenha percebido que o TikTok era a aplicação que faltava no mercado para comunicar a sua marca, faça o download da App e comece a experimentar a plataforma para ficar um passo à frente da sua concorrência.

Caso ainda tenha dúvidas mantenha esta aplicação debaixo de olho, pois o seu crescimento e falta de concorrência pode com o tempo, tornar esta App uma das principais redes de social media para a promoção da sua marca.

Resumindo, o importante é avaliar todos os pontos e perceber como o TikTok pode beneficiar a sua marca a conseguir melhores resultados. Por fim, o segredo de tudo é montar uma boa estratégia de marketing adaptada ao seu público para conseguir envolvê-lo e ainda aumentar o conhecimento da marca através de novos públicos.

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